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O Suspension Guy YXZ Dicas e informações de configuração

258K views 205 replies 74 participants last post by  YammerDown  
#1 ·
Ed aqui,
Estou no processo de afinação da suspensão da Yamaha agora e nas próximas semanas. Eu mesmo configuro as suspensões em todos os veículos off-road. Eu DIRIGO e afino carros Dune para carros dez, desde o seu SxS de 100 cv até carros de dunas e/ou deserto de tamanho normal de 1500 cv ou mais, com suspensão de longo curso. Então, tenho quase certeza de que entendo as configurações de suspensão. Pergunte por aí.

Sou novo neste fórum da Yamaha e oferecerei dicas e informações gratuitas para ajudar os proprietários com seus carros. Gostaria de ver que tipo de feedback recebo dos proprietários da Yamaha e devo me inscrever como vendedor em breve.
Eu sou piloto, afinador e afinador de amortecedores! Então eu sei o que está nos amortecedores, bem como como eles dirigem. Então, não sobra muito tempo para os fóruns, mas adicionarei informações ou ajudarei quando puder. Espero que isso seja mais do que justo.
Estou trabalhando nos Foxes 2.5 originais, bem como nos amortecedores Walker Evans 2.5 Velocity 3 stage.

Moto
 
#2 ·
Ed aqui,
Estou no processo de afinação da suspensão da Yamaha agora e nas próximas semanas. Eu mesmo configuro suspensões em todos os veículos off-road. Eu DIRIGO e afino carros Dune para carros dez, do seu SxS de 100 hp a carros ridículos de até 1500+ HP de tamanho normal de dunas e/ou deserto de longa distância. Então, tenho certeza de que tenho uma ideia sobre as configurações da suspensão. Pergunte por aí.

Sou novo neste fórum da Yamaha e oferecerei dicas e informações gratuitas para ajudar os proprietários com seus carros. Gostaria de ver que tipo de feedback recebo dos proprietários da Yamaha e devo me inscrever como vendedor em breve.
Eu sou piloto, afinador e afinador de amortecedores! Então eu sei o que está nos amortecedores, bem como como eles dirigem. Então, não sobra muito tempo para os fóruns, mas adicionarei informações ou ajudarei quando puder. Espero que isso seja mais do que justo.
Estou trabalhando nos Foxes 2.5 originais, bem como nos amortecedores Walker Evans 2.5 Velocity de 3 estágios.

Moto
Eu gosto da sua atitude! Mantenha-nos informados, e o fórum vai se aquecer para você rapidamente.
 
#4 · (Edited)
Primeira dica "simples" do dia

Frente
Abra totalmente o ajustador de retorno dianteiro (sentido anti-horário).
Abra totalmente os dois ajustadores de alta e baixa velocidade (sentido anti-horário).
Gire o pequeno ajustador de chave de fenda de cabeça chata para dentro 4 a 6 voltas completas de 180 graus

Traseira
Feche totalmente os seus ajustadores de retorno! (sentido horário), depois volte (sentido anti-horário) um clique.
Abra totalmente os dois ajustadores de alta e baixa velocidade. (Sentido anti-horário).

Este é um ponto de partida fácil para tornar o carro mais macio e voar mais nivelado na maior parte do tempo com suas molas e válvulas originais.
Muitas variáveis com diferentes motoristas, incluindo pesos, do motorista? Passageiro e carga. A afinação individual a partir daqui será um pouco mais fácil para as massas!
Especialmente porque você só terá uma maneira de ir no lado da compressão!
Nem se preocupe com os ajustadores de retorno!
Eles só vão te confundir.
Basta firmá-lo lentamente ao seu gosto.
Faça apenas um ajuste de cada vez na frente ou na traseira para saber o resultado do ajuste.
Fazer mais de um ajuste de cada vez tornará mais difícil saber o que tornou o carro melhor ou pior!

O PORQUÊ.
A frente está com pouca mola. A frente precisa de mais mola para empurrá-la para cima e mantê-la no curso para que você possa executá-la um pouco mais baixa e usar um pouco mais de válvulas de início macias.

A traseira está com mola demais. Provavelmente para que você possa maximizar o limite de carga de 300 libras e mais na traseira com cerveja e lanches para uma grande festa? Lol
O ponto de montagem inferior do amortecedor e os ângulos estão longe de serem ideais.
A geometria dificulta a combinação de válvulas e taxas de mola. Mas ainda é possível.
Com a traseira do carro levantada, recuamos a coleira da mola até que as molas ficassem soltas, e então apertamos apenas 1/4 de polegada

Dica 2
Se você é principalmente um motorista solo? Ou você pesa 100 libras a mais que seu passageiro?
Você deve definir as alturas de passeio de maneira diferente no lado do motorista em comparação com o lado do passageiro.
E se você for o graveto, e seu passageiro pesar mais que você? Então você também pode compensar isso.
Seu carro deve andar mais perto do nível quando estiver carregado.
Se você é um motorista grande, está se enganando em sua suspensão do seu lado!
Gire essas coleiras de mola para baixo para compensar um pouco seu peso.
Você pode até mesmo executar os ajustadores um pouco mais firmes no lado mais pesado.

Moto
 
#9 · (Edited)
Alavancagem!
A maioria das pessoas não fala sobre isso, porque não entende. O peso do seu carro nas curvas não é tão importante quanto a alavancagem que leva para mover o amortecedor e a suspensão. E estamos falando de suspensão traseira agora.
É mais fácil mover um amortecedor e molas quando você tem "probabilidades de alavancagem" contra ele.

O exemplo perfeito é sua moto de terra ou quadriciclo. Veja onde o amortecedor traseiro é colocado no braço oscilante (um braço oscilante)? Ele é montado na extremidade do braço oscilante, perto do eixo? Não. O amortecedor é menor e montado perto do ponto de articulação, ou ponto de apoio. Para que o braço oscilante tenha probabilidades de alavancagem contra o amortecedor. O amortecedor é mais curto e o eixo se move apenas uma pequena porcentagem da extremidade do eixo do braço oscilante. Então você precisa de válvulas mais firmes e taxas de mola mais altas em comparação com se o amortecedor fosse montado na extremidade do eixo do eixo, onde você precisaria diminuir consideravelmente as taxas de mola e as válvulas para permitir o movimento da suspensão que a moto ou quadriciclo requer.

Se você olhar para os pontos de montagem inferiores traseiros da maioria (não todos) dos carros off-road de longo curso. Você vê que os pontos estão em qualquer lugar entre o eixo e/ou cubo e ponto de articulação. Não em um ponto de probabilidades de um para um no topo do cubo. Sim, existem alguns desses conjuntos de probabilidades de um para um, e eles não funcionam tão bem quanto ter probabilidades contra o amortecedor. Olhe para um caminhão de troféu! Ou carro classe 1. Ou apenas olhe para qualquer nova moto de motocross ou quadriciclo.

Na Yamaha, o amortecedor traseiro é realmente montado um pouco atrás do cubo. Então o ponto de alavancagem é pior! É um negativo. Ele ganha um pouco de volta porque a montagem superior é angulada para dentro em direção ao carro.
Exemplo. Quando você carrega um galão de leite, você o carrega ao seu lado, onde é praticamente uma probabilidade de um para um com você. Agora levante aquele galão de leite e coloque-o na sua frente em um ângulo de 90 graus. O leite ainda pesa o mesmo, mas agora aquele galão tem probabilidades contra o seu braço e parece muito mais pesado. Certo?

Mais uma coisa a acrescentar é "fricção". A fricção retarda tudo. E torna o amortecedor mais difícil de mover rapidamente. Queremos dirigir aquele carro "rápido" e comer cada solavanco, pedra e toco com facilidade? Bem, é mais difícil para o amortecedor se mover "rapidamente" sobre esses obstáculos quando está tão perto de probabilidades iguais ao movimento da roda. Novamente, é muito mais fácil para aquele amortecedor mover apenas uma porcentagem menor do movimento da roda. Não são apenas as válvulas e as molas, mas a fricção do amortecedor é um fator maior agora do que se tivéssemos mais probabilidades contra o amortecedor.

Então agora temos que abrir mão de mais mola e válvulas para deixar o amortecedor se mover mais facilmente sobre o terreno acidentado, e firmar mais tarde para os impactos maiores.

Espero que isso faça sentido para a maioria de vocês
Com certeza não faz sentido citar a física? Exemplos da vida real funcionam muito melhor

Moto
 
#116 ·
Alavancagem! A maioria das pessoas não fala sobre isso, porque não entende. O peso do seu carro nas curvas não é tão importante quanto a alavancagem que leva para mover o amortecedor e a suspensão. E estamos falando de suspensão traseira agora. É mais fácil mover um amortecedor e molas quando você tem "probabilidades de alavancagem" contra ele. ......... Na Yamaha, o amortecedor traseiro é realmente montado um pouco atrás do cubo. Então, o ponto de alavancagem é pior! É um negativo. Ele ganha um pouco de volta porque a montagem superior é angulada para dentro em direção ao carro. Exemplo. Quando você carrega um galão de leite, você o carrega ao seu lado, onde é praticamente uma chance de um para um com você. Agora levante aquele galão de leite e na sua frente em um ângulo de 90 graus. O leite ainda pesa o mesmo, mas agora aquele galão tem chances contra o seu braço e parece muito mais pesado. Certo? Moto
Eu li todo este tópico e você definitivamente sabe do que está falando. Você será um trunfo para este fórum. Uma coisa que eu tenho que questionar é esta afirmação... Na Yamaha, o amortecedor traseiro é realmente montado um pouco atrás do cubo. Então, o ponto de alavancagem é pior! É um negativo Do que diabos você está falando? Isso foi um apagão? Talvez você queira voltar e consertá-lo
 
#10 ·
Ouvi dizer que o carro se comporta de forma totalmente diferente com um kit LT instalado... Passeio mais suave e mais controlável em voo também.

Então, estou assumindo que o carro terá "mais alavancagem" quando for mais largo... o que significa que qualquer pessoa que esteja considerando um kit LT deve esperar para configurar seus amortecedores, porque ele agirá de forma completamente diferente... certo?
 
#11 ·
Ouvi dizer que o carro se comporta totalmente diferente com um kit LT instalado... Passeio mais suave e mais controlável no ar também.

Então, estou assumindo que o carro terá "Mais Alavancagem" quando estiver mais largo... o que significa que qualquer pessoa que esteja considerando um kit LT deve esperar para configurar seus amortecedores, porque ele agirá completamente diferente... certo?
Dito de forma segura, sim.
Mas depende do construtor do kit? O construtor está usando as montagens superiores originais? Onde estarão as montagens inferiores?

Por exemplo, para a maioria dos kits de suspensão de longo curso Polaris XP 1000 disponíveis, minhas receitas de válvulas para a suspensão original ainda funcionam bem com apenas mudanças nas molas dianteiras em alguns kits.
Porque os braços oscilantes traseiros se movem apenas 1 polegada para trás. E a mudança lateral não afetou tanto a alavancagem.

Para a Yamaha, o movimento para frente não afeta tanto a alavancagem quanto o movimento lateral na frente e na traseira.
Na minha configuração atual para o original, aumentei as taxas das molas dianteiras, enquanto diminuí as taxas traseiras.

Para responder à sua pergunta, sim, sua suspensão será mais macia com o longo curso e provavelmente será uma boa ideia esperar e ajustá-la com o longo curso. A frente definitivamente precisará de taxas de mola mais altas para manter a frente para cima e também ajustes de rebote mais rápidos
 
#12 ·
Alguma ideia de por que a Yamaha faria isso, sendo que o mercado-alvo são dunas e desertos de alta velocidade?
 
#13 · (Edited)
Parece que o design da geometria da suspensão da Yamaha é inferior em comparação com o design do braço oscilante da Wildcat ou RZR XP.

Alguma ideia de por que a Yamaha faria isso quando seu mercado-alvo são dunas e desertos de alta velocidade?
Você dificilmente poderia chamar a suspensão YXZ de inferior, por esta citação: Mike Colosimo "Fizemos gaiola completa, bancos de corrida, bomba Parker, pneus e rodas Raceline, usamos as configurações de choque de fábrica, sem rádios, sem GPS, sem peças de reposição e dirigimos pra caramba por 2 dias de corrida em algumas das piores condições. Contra 11 construções de corrida Polaris RZR e 45 outros veículos de corrida em nossa bateria"

Eles venceram a corrida: YXZ fica em 1º lugar na UTV Pro Class no SNORE Rage at the River
 
#15 ·
YXZSS, você tem que se lembrar que está lidando com KALOP. Ele é o maior torcedor da RZR, ele vai aproveitar o ponto de vista ou a opinião de uma única pessoa e considerá-lo como evangelho, ao contrário do resto das pessoas de pensamento livre no mundo. Sem mencionar que ele está citando o que Pound Sand disse, que provavelmente está acostumado a caminhões de corrida completos e construções de corrida completas. (Não é uma crítica a Pound Sand) muito pelo contrário. Tenho certeza de que PS poderia ter construído ou projetado uma geometria melhor, mas pelo que a Yamaha nos deu por um preço que eu acho razoável... qualquer pessoa pode sair e correr com esta máquina com alterações mínimas.
 
#16 · (Edited)
YXZSS, Você tem que se lembrar que está lidando com KALOP. Ele é o maior líder de torcida da RZR, ele vai aproveitar o ponto de vista ou a opinião de uma única pessoa e considerá-lo como evangelho, ao contrário do resto das pessoas de pensamento livre no mundo. Sem mencionar que ele está citando o que Pound Sand disse, que provavelmente está acostumado a caminhões de corrida completos e construções de corrida completas (Não é uma crítica a Pound Sand), muito pelo contrário. Tenho certeza de que PS poderia ter construído ou projetado uma geometria melhor, mas pelo que a Yamaha nos deu por um preço que eu acho razoável... qualquer pessoa pode sair e correr com esta máquina com alterações mínimas.
Você está errado de novo... Eu não possuo a polaris e odeio a empresa em geral. Eu só estou tentando pedir a opinião de um especialista... vocês vão se ferrar e parar de transformar cada tópico em BS. Geez
 
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#18 · (Edited)
Ok ok! Sejam simpáticos, pessoal! Bons pontos por aí!
Tenho 5 minutos enquanto como um lanche.
Você tem que se lembrar de algumas coisas quando lê relatórios de pilotos e outras opiniões sobre quase tudo. Claro que estamos falando da Yamaha aqui.

A pessoa está sendo paga? Ponto! Isso significa que pode haver uma agenda. Certo? E a imagem pessoal?

Um exemplo de sarcasmo --- Se alguém quiser me pagar o suficiente para dizer que cocô tem um bom gosto?! Então eu vou comer e dizer que tem um ótimo sabor! Gostoso!

E, há pessoas aqui no fórum que acham que a Yamaha é perfeita! É ótimo! Isso porque eles apenas a dirigem e aprendem a se adaptar a como ela funciona. Isso também é bom.
Eu já dirigi carros de corrida e motos que eram assustadores! Mas o proprietário ou piloto apenas aprendeu a dirigi-lo dessa maneira? Quando você mostra a eles algo mais fácil de dirigir, eles precisam se adaptar de volta, e então perceber o quão duro eles estavam trabalhando.
Eu ainda posso pegar um carro que manuseia mal e ainda dirigi-lo pra caramba! Mas posso estar trabalhando muito e à beira do desastre! Então digo a você que é muito legal!

Não! Eu quero que o carro trabalhe mais perto de como deveria, para que eu não precise trabalhar tanto. E você também não deveria! Algumas pessoas se sentem bem com a beira assustadora da direção e sentem que estão no controle completo e ultrapassando os limites com uma configuração menos que ideal. O problema é que falar assim deixa tudo muito confuso para todos os outros?

Você pode dirigir a Yamaha do jeito que ela sai do showroom? Claro que pode!
Meu trabalho é tornar "mais fácil" para você dirigir o carro rápido ou devagar, para que você possa parecer e se sentir bem com sua experiência de direção. Se o carro te ajuda a se sentir confiante? Então é muito mais divertido. Você pode ultrapassar seus próprios limites, bem como os dos carros, se quiser! Se não incutir confiança? Então o carro provavelmente o impedirá de atingir os limites divertidos?
 
#19 ·
Ok ok! Sejam simpáticos todos! Bons pontos por aí!
Tenho 5 minutos enquanto como um lanche.
Você tem que se lembrar de algumas coisas quando lê relatórios de pilotos e outras opiniões sobre quase tudo. É claro que estamos falando da Yamaha aqui.

A pessoa está sendo paga? Ponto! Isso significa que pode haver uma agenda. Certo? E a imagem pessoal?

Um exemplo de sarcasmo---Se alguém quiser me pagar o suficiente para dizer que cocô tem um gosto bom?! Então eu vou comer e dizer que tem um gosto ótimo! Gostoso!

E, há pessoas aqui no fórum que acham que a Yamaha é perfeita! É ótimo! Isso porque eles apenas a dirigem e aprendem a se adaptar a como ela funciona. Isso também é bom.
Eu já dirigi carros de corrida e motos que eram assustadores! Mas o proprietário ou piloto apenas aprendeu a dirigi-lo dessa maneira?
Eu ainda posso pegar um carro que manuseia mal e ainda dirigi-lo pra caramba! Mas posso estar trabalhando muito e à beira do desastre! Então te dizer que é muito legal!
Não! Eu quero que o carro trabalhe mais perto de como deveria, para que eu não precise trabalhar tanto. E você também não deveria! Algumas pessoas se sentem bem com a beira assustadora. Você pode dirigir a Yamaha da maneira como ela sai do showroom? Claro que pode!
Meu trabalho é tornar mais "fácil" para você dirigir o carro rápido ou devagar, para que você possa parecer e se sentir bem com sua experiência de direção. Se o carro te ajuda a se sentir confiante? Então é muito mais divertido. Você pode ultrapassar seus próprios limites, bem como os dos carros, se quiser! Se não incutir confiança? Então o carro provavelmente o impedirá dos limites de diversão?
Muito bem dito, senhor.
 
#24 ·
Oh,
Quanto a alguém que quer uma explicação sobre o "como" ou "porquê" a Yamaha projetou a suspensão da maneira que fez? Isso já passou!
Nós temos o que temos na Yamaha agora!
Saber alguma das perguntas do passado vai nos ajudar a ajustar este carro para funcionar melhor?
Vamos ligar para a Yamaha e pedir que eles parem a produção e respondam às nossas perguntas?
Não! É hora de olhar para o futuro e fazer o que pudermos para tornar este carro o melhor que pudermos com o que temos para trabalhar.
Eu não tenho nenhuma dessas outras respostas. Realmente não é importante neste momento. Na minha opinião, é claro.
 
#26 · (Edited)
Entusiastas e entusiastas de hot rod têm modificado, melhorado e estragado carros, motocicletas, aviões, tudo com motor ou rodas desde o início. Pelo que vi e ouvi de proprietários e especialistas, a Yamaha fez um trabalho esplêndido em sua suspensão. Claro que há sempre espaço para modificar, alterar completamente para um propósito específico e, claro, ganhar dinheiro com isso.
 
#27 ·
Eu, por mim, estou muito entusiasmado por ter pessoas boas como Pound Sand a trabalhar no YXZ. Não vou chamar isso de solução, porque não há um problema. Mas o benefício adicional de uma suspensão melhorada é sempre algo de que qualquer máquina off-road pode beneficiar, seja uma moto de motocross, ATV, camião, buggy ou sxs.

Além disso,

Alguém que eu não vou nomear diz que é inferior, mas não possui um... Também não possui um Polaris, que ele defendeu muitas vezes. Qual é o motivo?
 
#28 ·
Também não possui um Polaris, que ele defendeu muitas vezes. Qual é o motivo?
MOSTRE-ME onde eu defendi o Polaris muitas vezes? Todas as postagens desde o primeiro dia ainda estão aqui...Hora de se manifestar ou calar a boca. Esperando.
 
#35 ·
Molas dianteiras Eibach de taxa dupla. Essas taxas de mola são maiores do que as molas simples (taxa dupla) originais. As molas de taxa dupla oferecerão uma gama mais ampla de lados macios e firmes da mola.

E sim, estou usando controles deslizantes de mola, lado longo para cima como um crossover. O lado longo pode ser cortado em comprimentos diferentes e facilita o ajuste rápido da altura de passeio sem ter que mover as porcas do crossover ao fazer ajustes de pré-carga. Esta é uma maneira fácil de adicionar um sistema de molas de taxa dupla ao seu carro e é uma opção para não adicionar anéis de crossover ajustáveis. Algumas pessoas não querem mexer com crossovers. Outros que desejam a opção de ajuste podem, é claro, usar anéis de crossover para experimentar e se mover à vontade.
 

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#37 ·
Hoje foi o dia mais divertido que tive com a Yamaha! Saltar e mergulhar em tudo. Manobrando o carro com facilidade! Capaz de controlar facilmente a atitude do carro no ar e na superfície com confiança! Dançando com o carro! Mais algumas modificações amanhã, Então!!! Os amortecedores Walker 2.5 velocity vão para o carro! Veremos como um amortecedor de 3 estágios funciona contra um amortecedor 2.5 único?? Moto
 
#41 ·
O carro está funcionando muito melhor! A forma como ele está lidando agora, estou realmente pensando em ter um! A forma como era com a suspensão original! De jeito nenhum. Agora! A manteiga! Amortecedores Walker Evans Velocity!
 

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#45 ·
Conte-nos sobre a configuração! Adoro saber mais sobre isso. Acredito firmemente que os amortecedores Fox só precisam de um pouco de carinho. Espero que esses Walkers sejam bons, mas na minha experiência, geralmente a opção King ou Fox tem sido a melhor. Também vi que a Radflo está entrando no jogo.